Palestras e espaços temáticos da Emater/RS-Ascar atraem visitantes na Feisa 2017
Sexta - Feira, 28 de Abril de 2017
Os visitantes poderão acompanhar as novidades na Feisa até segunda-feira, às 18h
Durante a 19ª edição da Feisa, Feira das Indústrias de Sarandi, que acontece até segunda-feira (01/05), no Parque de Exposições do município, a Emater/RS-Ascar organizou diferentes espaços temáticos destacando assuntos pertinentes ao desenvolvimento da agricultura familiar. A equipe da Emater/RS-Ascar está no local realizando explicações e apresentando aos visitantes novas possibilidades de produção, diferentes sistemas para obtenção de melhores resultados, visando o desenvolvimento sustentável das propriedades rurais.

A olericultura em cultivo protegido é um dos diferenciais apresentados este ano. Através da construção de uma estufa a Emater/RS-Ascar está demonstrando no local o cultivo de olerícolas em hidroponia, o que facilita a produção, diminui a penosidade e potencializa a área cultivada. "Através desse sistema de produção a mão de obra diminui drasticamente. A concentração da produção resulta na ocupação de menores áreas, o que intensifica o cultivo. Ou seja, o produtor não precisa de grandes áreas para produzir com esse sistema. E o cultivo coberto ajuda na diminuição das doenças", explicou o técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Graciel Maggioni. 

O estímulo pela produção de olerícolas faz parte da Campanha Regional Produza seu alimento e colha saúde, do Escritório Regional da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen. A diversificação da alimentação através do consumo de frutas, incentivando as propriedades a investir no pomar doméstico com frutas variadas, produzindo os 12 meses do ano, estimulou outro espaço temático da Emater/RS-Ascar na Feisa. Em parceria com o Viveiros Weber mudas frutíferas estão sendo comercializadas durante a Feira.

A bovinocultura de leite também é destaque da Feisa. A equipe da Emater/RS-Ascar está apresentando diferentes variedades de pastagens perenes e anuais, oferecendo ao produtor opções que evitem o vazio forrageiro. No mesmo espaço, os visitantes podem conhecer os diferentes sistemas de irrigação e variedades de aspersores existentes no mercado. A Campanha Minha propriedade, meu paraíso também está sendo lembrada na Feira, através do jardim preparado junto ao pavilhão da Agricultura Familiar.

A apicultura ganhou um espaço de evidência na Feira. A equipe da Emater/RS-Ascar traz ao espaço temático todo o fluxo tecnológico envolvendo a atividade apícola. Diferentes colmeias tecnificadas, com maior rendimento e, consequentemente, produto final de melhor qualidade, também estão sendo apresentadas aos visitantes. "Nossa proposta foi abordar a apicultura, mas de uma forma mais profissionalizada. Sair daquele processo artesanal e com pouca qualidade e trazer instrumentos que proporcionam uma produção com maior qualidade", salientou o engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Jorge Buffon. No espaço, os visitantes encontram diferentes colmeias, três modelos de meliponídeos, que são abelhas sem ferrão, e estruturas que auxiliam na extração e seleção da matéria prima.

Programação
A Emater também conta com uma programação variada, oferecendo ao público palestras, workshops, seminários. Na quinta-feira (27/04) foi realizado o Encontro de Mulheres, na Etnia Alemã de Sarandi, com a palestra "Mulheres Família, espetáculo da vida", ministrada pelo palestrante Ainor Lotério. No segundo dia, aconteceu o Seminário do Agronegócio e da Agricultura Familiar, onde a conjuntura agropecuária foi o tema apresentado pelo palestrante, Alexandre Mendonça de Barros.

Neste sábado (29/04) também acontece uma programação especial. A partir das 9h, será realizado no CTG Porteira da Querência o Seminário de Manejo e Conservação do Solo e da Água. A temática será abordada pela Embrapa e pelo palestrante Vilson Klein. De quinta a domingo, as visitações encerrarão às 21h. Na segunda-feira (01/05), a Feísa encerra a visitação às 18h. Durante todos os dias da Feira, o Pavilhão da Agricultura Familiar ofertará aos visitantes produtos oriundos da agricultura, como sucos, vinhos, embutidos, panificados, conservas, erva-mate e artesanato, entre outros.

 
Fonte: Assessoria de Imprensa Emater/RS-Ascar/Frederico Westphalen
FOTOS
COMENTÁRIOS