Feisa impulsiona economia de Sarandi
Sábado, 15 de Abril de 2017
Feira gera mais de 600 empregos diretos, facilita vendas e projeta o nome do município, além de ser uma vitrine para grandes e pequenas empresas da região
Não é só o Parque de Exposições Pedro de Marco que tem uma movimentação diferente a partir do dia 27 de abril. Durante os cinco dias de Feisa, Sarandi muda. A cidade respira inovação, empreendedorismo. São negócios sendo fechados e a economia do município pulsando. Os hotéis e restaurantes lotados confirmam o potencial da Feira das Indústrias de Sarandi de atingir todos os patamares da economia.  Segundo a Associação Comercial, de Serviços e Agronegócio de Sarandi (Acisar) são gerados, durante os cinco dias de feira, mais de 600 empregos diretos. Além disso, a Feisa ajuda a garantir, indiretamente, o trabalho de mais de 8 mil pessoas. Segundo o presidente da Acisar, Carlos Alberto Lucietto, muitas empresas dependem da feira para fazer bons negócios. “A Feisa não é da Acisar, mas de toda a comunidade. Ela alavanca muito trabalho, muita geração de emprego e muita prospecção de venda”, analisa.
A 19ª edição da Feisa ocorre entre os dias 27 de abril e 1º de maio e deve receber mais de 50 mil visitantes.  Cerca de 60 excursões de toda a região foram convidadas para a feira e algumas delas já confirmaram presença. Todos os cerca de 300 associados da Acisar foram contatados nas últimas semanas para que sejam disponibilizados ingressos de entrada. Os funcionários dessas empresas ganharão dois ingressos cada para prestigiarem o evento. Para o prefeito de Sarandi, Leonir Cardozo, a Feisa dá um retorno imediato ao município, já que todos os setores da economia são aquecidos. “O acesso ao trabalho tem um valor extraordinário na vida de qualquer pessoa e é o mais forte meio de inclusão social. A Feisa é muito importante para todos, mas os maiores beneficiados sem nenhuma dúvida são os trabalhadores e os jovens que estão pedindo passagem no mercado de trabalho. Temos muito orgulho de dividir com a Acisar e seus representantes a responsabilidade de realizar a maior feira da história do município”.
 
Feira que transforma
De acordo com o diretor do Campus Sarandi da Universidade de Passo Fundo (UPF), Gilberto Colli, Sarandi demonstra avanços significativos em relação a outros municípios com perfil semelhante. E a Feisa tem um papel essencial para manter os bons índices econômicos e sociais. “A feira oferece condições concretas para micro e pequenas empresas dos setores de confecções, moveleiro, metalúrgica e agronegócios para demonstrar seus produtos e realizarem excelentes negócios”. Segundo ele, hoje, o município se destaca na agricultura, pecuária, no parque industrial (setor têxtil, moveleiro, calçadista e metalúrgico), na industrialização e comercialização de carnes, construção civil, comércio e prestação de serviço. “Dentro de um olhar empreendedor a ampliação dos horizontes e a divulgação de seus produtos, busca a cada dia novos clientes e mercados consumidores para os produtos que são produzidos localmente”.
 
Sobre a Feira
A Feisa é uma feira essencialmente de negócios que reúne indústrias do setor moveleiro, metalúrgico, têxtil, de vestuário, acessórios, alimentação, construção e do agronegócio. A área total do Parque de Exposições Pedro de Marco é de 2.250 mil m², entre estruturas interna e externa. O evento conta com o patrocínio do Sicredi Região da Produção, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Aurora Alimentos, Móveis Boa Vista, Falkk Móveis, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Banrisul e Governo do Rio Grande do Sul e Rede de Farmácias Nossa Senhora de Fátima e apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Água Mineral Sarandi e Cooperativa Tritícola Sarandi (Cotrisal). Mais informações sobre a feira podem ser encontradas no site www.feisa.com.br.
 
 
Líderes apoiam a realização da Feisa
 
 “A feira é muito importante para o município de Sarandi, uma oportunidade dos lojistas e das indústrias locais mostrarem o que produzem e vendem. Eu acredito na feira, ela está sendo muito bem organizada. Como morador de Sarandi, sempre visitei a Feisa, e como vereador acredito que é importante para incentivar os empresários, neste momento de crise econômica, oportunizando um espaço para que seus produtos e serviços sejam vistos e lembrados, para negócios futuros, especialmente porque muitas pessoas de fora vêm para visitar a feira”.
Vereador Paulo José Collett, líder da bancada do PP
 
“A Feisa é a maior feira realizada em Sarandi. Sua importância para a cidade é incalculável, pelo que agrega de movimentação financeira, em todas as áreas, direta e indiretamente. São muitos negócios realizados, outros que ficam acertados, enfim, a economia se movimenta. E a população da cidade e da região sai ganhando, pois tem a oportunidade de vivenciar o que há de melhor com os produtos que lá são expostos. Ou melhor, todos ganham, pois com isso a cidade se desenvolve, os empregos são mantidos e até aumentam as vagas no período. Estamos juntos e unidos para que a Acisar faça desta a maior feira de todas! Sarandi merece e está de parabéns".
Vereador Delegado Cezimbra, líder da bancada do PMDB e Presidente do Legislativo
 
“A Feira das Indústrias de Sarandi já acontece e se destaca não só no município e na região. Um dos destaques é a que ela não é só de exposição, mas também de negócios, onde é possível o avanço da tecnologia tanto no têxtil, moveleiro e agronegócio. É um momento de confraternização da cidade, de busca da participação da população para contribuir para o desenvolvimento do município de Sarandi”.
Vereador Claudinor Lorini, líder da bancada do PT
 
“Nós do PDT sempre fomos favoráveis à Feisa. Na feira é mostrado o potencial das indústrias de Sarandi, o que é produzido aqui e vendido em toda a região, para todo o Brasil e inclusive para outros países, trazendo para Sarandi o retorno do ICMS e criando aqui muitas vagas de emprego. A FEISA sempre foi e será importante para a economia, para o desenvolvimento e crescimento do nosso município. Nós admiramos os empresários de coragem que organizam essa feira e mostram para o mundo o potencial das nossas indústrias”.
Vereardo Vilmar Azeredo, líder da bancada do PDT
Fonte: DW Press - Assessoria de Imprensa
FOTOS
COMENTÁRIOS