19ª Feisa inicia na próxima quinta-feira
Segunda - Feira, 24 de Abril de 2017
Feira tem programação variada e conta com diversas palestras, workshops e seminários, além de 120 expositores
A 19ª Feira das Indústrias de Sarandi (Feisa) estará aberta ao público a partir da próxima quinta-feira (27). A abertura dos pavilhões para visitação, no Parque de Exposições Pedro de Marco, está programada para às 10h. Neste ano, são esperadas cerca de 50 mil pessoas, entre os dias 27 de abril e 1º de maio, na cidade de Sarandi, no Norte do Rio Grande do Sul. Esta edição conta com 120 expositores da região que englobam os setores moveleiro, têxtil, agronegócio, metalmecânico, construção civil, agricultura familiar e veículos. Além dos expositores, a feira conta com uma programação diversa, com palestras, workshops e seminários sobre vários temas.
 
Programação
No dia 27 serão dois workshops com o tema “Família Poderosa”, às 14h e às 16h. No dia 28 o tema é “Sucesso usa batom vermelho” e as atividades acontecem às 17h e às 19h.   No dia 29, acontecem os workshops “Comportamento e Moda”, com os temas moda sustentável e vitrinismo, às 15h e às 17h, respectivamente. No dia 30, os workshops acontecem às 15h, 17h e 19h. Já as palestras e seminários acontecem no CTG Porteira da Querência e têm como tema: “Mulheres Família, espetáculo da vida”, no dia 27, às 8h30; “Seminário do Agronegócio e da Agricultura Familiar”, no dia 28, às 9h; e “Seminário de Manejo e Conservação do Solo e da Água”, no dia 29, às 9h. O ingresso para a feira custa R$ 3,00 e pode ser adquirido na entrada do parque.
A Feira das Indústrias de Sarandi, essencialmente de negócios, conta com o patrocínio do Sicredi Região da Produção, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Aurora Alimentos, Móveis Boa Vista, Falkk Móveis, Caixa Econômica Federal e Governo Federal, Banrisul e Governo do Rio Grande do Sul e Rede de Farmácias Nossa Senhora de Fátima e apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF), Água Mineral Sarandi e Cooperativa Tritícola Sarandi (Cotrisal).
 
Alimentação
A praça de alimentação contará com as seguintes padarias e lancherias: Malagutti, Matinal, Fischer e Buffon. Além disso, os almoços e jantares estão por conta das etnias Alemã e Italiana. Durante todos os dias, elas serão responsáveis pelos almoços. Para o jantar será feito um revezamento. Nos dias 27 e 29 ficará por conta da etnia italiana e nos dias 28 e 30 da alemã. Em torno de 30 pessoas, associadas da Etnia Italiana, estarão envolvidas no preparo das refeições durante a feira. Entre os pratos servidos pela Associação Cultural Regional Italiana de Sarandi “Gira L’amore”, estão spaghetti e macarrão ao molho bolonhesa e calabresa, tortei, sopa de capeletti, polenta, fortaia, galeto, porco assado e saladas. Segundo a secretária do departamento cultural da etnia, Cleudes Lucia Villavicêncio, a culinária italiana é muito difundida pelo mundo e tem um caráter tradicional e variado. “As receitas das nossas avós, com o passar dos tempos, foram adaptadas a cada região do Brasil. No Rio Grande do Sul é muito apreciada por todos, principalmente nas tradicionais famílias de descendentes”. A massa é o carro chefe da culinária italiana, que utiliza muitas ervas, como manjericão, manjerona, orégano e sálvia. “O molho de tomates ao sugo é a base do tempero para as massas. O queijo, o salame, o pão italiano e o vinho são acompanhamentos essenciais nas refeições”, explica.
A gastronomia alemã também tem forte influência na região. Os pratos são variados e vão muito além do chucrute, das cucas e das salsichas. A carne de porco e a batata, além dos doces tradicionais, como a chimia, fazem parte de uma cultura europeia que se enraizou também no Rio Grande do Sul. No cardápio, durante a feira, os visitantes vão poder experimentar, entre outros pratos, risoto, panqueca, linguiça, galeto, porco assado, lasanha, purê de batatas e batata souté. Cerca de 15 pessoas vão estar envolvidas com a preparação dos pratos durante a Feisa 2017.
 
Museu Militar Brasileiro
Quem visitar a 19ª edição da feira também terá a chance de conhecer um pouco da história militar mundial. A Associação Cultural Museu Militar Brasileiro participará pela primeira vez da feira e vai expor diversas viaturas de guerra, algumas delas exemplares únicos no Brasil. Entre elas, viaturas que tiveram participação na Guerra da Coreia e do Vietnã.
 
Serviço
Feira das Indústrias de Sarandi (Feisa)
Quando: De 27/04 à 01/05
Horário de funcionamento dos pavilhões: Das 10h às 21h
Onde: Parque de Exposições Pedro de Marco, Sarandi/RS
Fonte: DW Press - Assessoria de Imprensa
FOTOS
COMENTÁRIOS